CINE EDUCAÇÃO


ROBOSAPIENS – O MEU MELHOR AMIGO


O Filme ROBOSAPIENS – O MEU MELHOR AMIGO conta a história de um robô que tem a missão de fazer salvamentos especiais, criado para ajudar pessoas, e essa máquina tem emoções e habilidades humanas. E por esse motivo e não ser um instrumento de guerra e de militarismo deve ser destruído e descartado. Depois de um tempo, um garoto de 11 anos chamado Henry sem querer, acaba achando as peças e concerta-o, assim se tornando seu melhor amigo, e juntos vão aprendendo o valor da amizade e da conquista.


Esse filme é uma lição para aqueles que querem compreender a importância da ciência e a tecnologia do nosso planeta daqui alguns anos em questão da criação de máquinas. O tema abordado é a energia elétrica e a substituição da mesma pela energia solar, que já está presente em nossa sociedade. E por que isso é importante? Outra coisa também é a questão do capitalismo e do eliticismo e as conseqüências disso ao nosso planeta.

TEMAS PARA TRABALHAR EM SALA DE AULA OU PROJETOS DE CIÊNCIA.

PÚBLICO ALVO: Crianças de 07 á 16 anos – isso depende que se quer trabalhar.

Esse filme pode ser usado como introdução ao projeto que o professor irá trabalhar, e logo após a exibição fazer uma discussão em roda com os alunos sobre esse tema.

TEMAS

  • Sistema da informática, computação.
  • Energia solar, energia elétrica.
  • Planetas em volta do sol. (Sistema SOLAR).
  • Criação de máquinas.
  • Emoções humanas.
  • O Capitalismo atual e como funcionam essas massas.

Para saber um pouco mais veja o TRAILER.







A INVENÇÃO DE HUGO CABRET - O FILME




O Filme A INVENÇÃO DE HUGO CABRET conta história de um garoto órfão chamado HUGO escondido na estação Central de trens da Paris dos anos 1930 após a morte do pai. O menino é ensinado pelo tio a consertar os relógios da estação – a partir daí o além de ensiná-la a roubar. Quando o tio subitamente desaparece, o menino continua no esconderijo e passa a fazer sozinho a manutenção dos relógios, com medo de ser descoberto e entregue a algum orfanato.

Esse filme é uma lição para aqueles que querem compreender a importância da história do cinema, dos funcionamentos de uma estação ferroviária da década de 20 (MARIA FUMAÇA), e principalmente conhecer a história do cinema, não é só isso não, é uma viagem ao passado, a tecnologia que foi utilizada para a criação dos cenários e a fotografia rendeu prêmios como Oscar.


TEMAS PARA TRABALHAR EM SALA DE AULA OU PROJETOS.

PÚBLICO ALVO: Crianças acima de 08 anos – isso depende que se quer trabalhar.

Esse filme pode ser usado como introdução ao projeto que o professor irá trabalhar e logo após a exibição fazer uma discussão em roda com os alunos sobre esse tema.

TEMAS


  • História sobre a década de 20.
  • Maria Fumaça (Trem) a evolução dessa tecnologia
  • Os Trajes (Roupas e vestuários da época)
  • História do Cinema e essa tecnologia.
  • Como Funciona a Televisão e o cinema, a escrita de um livro etc.
  • Alfabetização cinematográfica.


Se o professor quiser também mesclar o livro de Brian Selznick que deu origem ao filme, pode também ser uma boa escolha mesclar as diferenças de criações. Veja alguns temas:

  • Língua portuguesa
  • Desenho
  • História

DICAS DE PROJETOS.

Projeto de que as crianças vão realizar um curta-metragem, isso inclui trabalhar os temas transversais do currículo, como história, língua portuguesa, ciências e matemática.

Criação de um livro coletivamente, isso inclui trabalhar os temas transversais do currículo, como língua portuguesa, cinema, artes (onde terão que desenhar), música. E organização textual.

PARA CRÍTICOS DE CINEMA:

O Filme tem um trabalho ardiloso na composição de todo aspecto teatral e como viajar em um filme totalmente em 3D, ele na verdade foi feito só para exibição em 3D, isso pode ser notado quando assistimos e entramos na história.


Segundo, Selznick a inspiração para a trama veio após a leitura do livro sobre autômatos - que são maquinas feitas de peças de relojoaria que podia fazer coisas comloexas como desenhar, escrever etc.


Se o professor tiver interesse pode utilizar as músicas do filme, está ripado em uma pasta. Para abaixar clique aqui.

Para saber um pouco mias veja o TRAILER.







FILME WALL-E



O Filme WALL-E (2008). O mundo foram soterrados pelo lixo da humanidade, por não haver mais espaço habitacional uma empresa criou uma nave espacial gigante para morada das pessoas, e para fazer a limpeza no planeta foram colocadas maquinas como Wall-E e esse robozinho desenvolveu consciência e personalidade. Nesse meio tempo ele recebe a visita de EVA, uma outra maquina que veio para exterminar a vegetação para que as pessoas não queiram mais voltar ao planeta e continuem gastando o dinheiro deles na nave espacial.

O Filme é um ensinamento para a população de o nosso planeta entender a importância que é nosso planeta terra. E cuidar dele é fundamental para nossa sobrevivência. Além que o aspecto audiovisual utiliza pouco diálogo, mas sons e movimento.



TEMAS PARA TRABALHAR EM SALA DE AULA OU PROJETOS.

PÚBLICO ALVO: Crianças acima de 07 anos – isso depende que se quer trabalhar.

Esse filme pode ser usado como introdução ao projeto que o professor irá trabalhar e logo após a exibição fazer uma discussão em roda com os alunos sobre esse tema. O filme serve para tudo que está relacionado à preservação do planeta terra, meio ambiente.

TEMAS

  • Material reciclável, lixo orgânico, meio ambiente.
  • Fazer uma analise sobre a evolução do nosso planeta.
  • Falar sobre a história do planeta terra.
  • Jogar lixo no chão, na sala de aula, na rua.
  • Consumo de produtos.


Se o professor quiser também utilizar o filme sobre ciências, ou alguma coisa relacionada ao tema também é um ótimo recurso. Para saber mais veja o trailer:





AS AVENTURAS DE MERLIN – SÉRIE



Esse drama divide em 5 Temporadas, com 13 episódios cada, conta a história do personagem mago MELIN, no reinado mitológico Camelot. Essa trama contém personagens clássicos como Lancelot, Morgana, Rei Arthur, Druidas, fadas, bruxas, dragões e fantasmas. É um trabalho audiovisual que vem resgatar os elementos básicos da natureza, reinado e histórias britânicas. 


TEMAS PARA TRABALHAR EM SALA DE AULA OU PROJETOS.

PÚBLICO ALVO: Pessoas acima de 12 anos – isso depende que se quer trabalhar.

Esse filme pode ser usado como introdução ao projeto que o professor irá trabalhar e logo após a exibição fazer uma discussão em roda com os alunos sobre esse tema.

TEMAS

  • História medieval, clero, rei, rainha, corte.
  • Mitologia Britânica, Lendas e contos de fadas.
  • Língua portuguesa – Reescrevendo a histórias.
  • História da magia.
  • Conhecimentos históricos dos antigos reinados.

Esse trabalho pode ser escolhidos os episódios que o professor, educador ou historiador queira passar, valem lembrar que a principio de tudo é um filme critico para conhecimentos voltados a Mitologia Britânica. Veja o Trailer: